Viver na Madeira

O arquipélago da Madeira faz parte de Portugal e está situado no oceano Atlântico. É constituído pelas ilhas da Madeira, do Porto Santo, Desertas e Selvagens e situa-se a 973 km de Lisboa, a 685 km da costa africana e a 520 km da ilha espanhola, Gran Canaria. Tem um clima subtropical e está entre os dez melhores destinos/ilha do mundo para ser visitado, tendo sido eleita, em 2013, 2014 e 2016, o melhor destino insular da Europa.

Entre outras maravilhas a visitar, a ilha da Madeira, a principal ilha do arquipélago, tem uma área de 20% de floresta (Laurissilva), considerada pela UNESCO, em 1999, como Património da Humanidade. Representa uma área aproximada de 15000 hectares, localizando-se essencialmente, na costa norte, dos 300 aos 1300m de altitude, e na costa sul, em alguns locais de difícil acesso, dos 700 aos 1200 metros.

Com atividades para todos os públicos, as ilhas do arquipélago oferecem-te atrações no mar e na montanha. Podes praticar uma diversidade grande de atividades desportivas, como asa delta e parapente, mergulho, pesca, observação de golfinhos, stand up paddle, surf, windsurf, vela e muitas outras, como o golfe, o kart, o trail running, o canyoning, a escalada e os passeios a pé, ou de bicicleta.

Como escolha tens ainda as conhecidas levadas da ilha, que integram percursos de sonho que qualquer um gostaria de percorrer. Por fim, podes também escolher fazer passeios turísticos urbanos, recorrendo à múltipla oferta que as cidades e vilas têm para te oferecer, ou visitar outros locais a norte e a sul da ilha da Madeira e do Porto Santo.

De Lisboa, chegas à ilha da Madeira em 1h30mins., através do Aeroporto Internacional da Madeira, localizado entre os municípios de Santa Cruz e Machico e, ao Porto Santo, através do Aeroporto do Porto Santo. Há ainda o transporte aéreo ou marítimo entre as duas principais ilhas. Às ilhas Desertas e às ilhas Selvagens poderás ir de passeio, só em programas específicos, já que nenhuma das ilhas se encontra habitável. Se vieres por mar chegas à Gare Marítima Internacional do Porto Funchal e ao Porto de Abrigo do Porto Santo.